Carboidrato à noite, pode?

Uma das dúvidas mais frequentes em um consultório é a seguinte: “Comer carboidrato a noite engorda?”. Não só pode como deve!
Os tão temidos carboidratos são fundamentais para o funcionamento do nosso cérebro, são eles de dão disposição para as atividades de seu dia-a-dia. De forma geral, 50 a 60% do total de calorias de nossa alimentação devem ser de energia vinda deles, o restante são provenientes de proteínas e gorduras.
Os pontos que devem ser questionados é a quantidade que está sendo consumida e o tipo de carboidrato. Quando se consome uma quantidade de carboidratos maior do que o corpo precisa, ele irá ser armazenado em forma de gordura, por isso  também que as refeições devem ser fracionadas em torno de 5 a 6 refeições ao dia e em todas ter algumas fontes de carboidratos.

 

O consumo de carboidratos complexos (integrais) ou o consumo de hortaliças nesse período do dia auxilia no controle da fome, pois ela irá demorar mais a aparecer devido as fibras que fazem com que a glicemia aumente mais lentamente.

Durante a noite o metabolismo diminui e por isso não devemos comer em grande quantidade, porém a refeição deve conter todos os nutrientes. Caso o consumo de carboidratos esteja abaixo do adequado, seu corpo poderá usar outra fonte de energia.

 

Os carboidratos não devem ser os culpados isoladamente pelo ganho de peso, a alimentação deve ser analisada como um todo e equilibrada em nutrientes em todos os horários.

 

Dicas importantes:

– Faça mais refeições durante o dia (a cada 3 horas) para não exagerar no jantar;

– Inclua alimentos integrais nas refeições noturnas;

– Se não gosta muito do sabor de arroz ou massas integrais, comece incluindo 1/3 da porção vinda dos integrais;

– Consuma legumes e verduras também no jantar;

– Depois que fazer a refeição, dê um intervalo de pelo menos 1h e 30 min antes de se deitar;

– Não exagere no consumo de massas nos finais de semana, siga sempre a dica da salada antes das refeições e prefira preparações com fibras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =