Abacate: Vilão ou Mocinho?

Sliced avocado on a cutting board

Você reparou que de uns anos para cá, aconteceu um boom de pessoas incluindo o abacate nas suas dietas? Se formos pensar, a bem pouco tempo atrás o abacate era tido como vilão para todos aqueles que tinham o interesse em reduzir o peso já que era bem rico em gorduras e em calorias.

Mas afinal, o abacate pode ou não ser usado em dietas para emagrecimento?

O abacate é uma fruta rica em gorduras benéficas ao organismo por contribuir para a redução dos níveis de triglicérides e colesterol, elevando o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim. Além disso, o abacate possui altos níveis de antioxidantes, como o fitoesterol.

O fitoesterol é um antioxidante de origem vegetal cuja estrutura é similar a do colesterol. Os fitoesteróis competem com o colesterol, inibindo sua absorção intestinal e diminuindo sua produção no fígado. O abacate apresenta ainda outros nutrientes que podem ser benéficos à saúde, como potássio e luteína, que podem ajudar a manter níveis adequados da pressão arterial e a controlar o estresse oxidativo.

Estudos têm testado os benefícios do óleo de abacate, demonstrando resultados positivos. Trabalhos realizados em humanos e em animais demonstraram que o óleo de abacate ajuda a controlar o peso, reduz o risco de diabetes e normaliza os níveis de colesterol no sangue. A suplementação com óleo de abacate reduziu os níveis de triglicérides, colesterol ruim, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), sem afetar os níveis de colesterol bom, em animais com alterações metabólicas.

Conforme preconizado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, dê preferência pelo consumo de abacate in natura e em preparações culinárias. Esta fruta é comum na cultura alimentar brasileira, sendo amplamente acessível. A safra do abacate ocorre nos meses de abril, julho e outubro a dezembro.

Os alimentos da safra, sempre que possível, devem fazer parte das compras de alimentos em mercados, feiras livres, feiras de produtores e outros locais, como “sacolões” ou “varejões”, onde são comercializados alimentos in natura
ou minimamente processados, incluindo os orgânicos e de base agroecológica. Em geral, alimentos da safra apresentam menor custo, menor quantidade de agrotóxicos e maior teor de vitaminas e minerais.

Tendo em vista todas estas informações, podemos concluir que o abacate perdeu o seu titulo de vilão do emagrecimento e passa a ser um coadjuvante para favorecer redução do peso, redução da gordura corporal e de quebra favorece a saciedade por muito mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − dois =