10 Dicas para Controlar o Peso nas Festas de Final de Ano

Mais um ano se passou e novamente chegamos a época mais temida por todos aqueles que prezam pela qualidade e garantia do emagrecimento definitivo. Estamos expostos, não somente a infinidade de alimentos saborosos e calóricos nas ceias de natal e ano novo, mas também às festas de confraternização que preenchem todas as semanas até o dia da grande festa.

        h

E o planejamento alimentar, como fica nesta época do ano? Todo o esforço será perdido? De jeito nenhum!! Uma ceia equilibrada e deliciosa é possível sim e sem colocar tudo a perder, basta seguir as seguintes dicas:

4

1) Nos dicas de compras de presentes: Procure se alimentar em intervalos de tempos regulares (a cada 3 ou 4 horas entre as refeições), mesmo na correria das compras, leve com você frutas, biscoitos ou barrinhas de cereais, mesmo por que não sabemos o horário que iremos voltar para casa. Por tanto, garanta o funcionamento correto do seu metabolismo. Não se esqueça também de levar uma garrafinha de água para repor os líquidos perdidos com a transpiração!!

2) Nas festas de confraternização: Procure não ir para estas festas com fome, pois assim é possível reduzir naturalmente o consumo de salgadinhos, bolos ou frituras que possam ser oferecidos durante a confraternização.  Prove um pouco de cada alimento, mas sem fazer repetições e controlando as quantidades de forma moderada. Se ainda sim precisar comer mais de alguma coisa, faça sempre a opção de repetição por frutas e saladas.

3) Antes da Ceia. Como Agir: Siga o planejamento alimentar habitual até o momento do horário da festa, ou seja, mantenha a regularidade dos horários em que se alimenta e não pule nenhuma das refeições para compensar a comilança. Jamais vá com fome para uma festividade e procure fazer um pequeno lanche antes, assim se houver atrasos não irá comer em excesso durante a ceia. Antes de ir, tente escrever em um papel os alimentos que planeja comer durante o jantar, pois assim é mais fácil manter o controle diante de tantas diversidades.

4) O que eu posso comer na ceia? Monte o seu prato com metade dele composto por salada de folhas verdes e frutas. Tome cuidado com os molhos para temperar, prefira os de iogurte ou a base de azeite de oliva, limão, vinagre, orégano ou até mesmo o vinagrete. A outra metade do prato deve ser dividida em duas partes. Em uma delas, coloque 1 porção de carne – dê preferência para as carnes de aves, peixes, lombo e tender assados, pois contêm menos gordura. Na outra metade, reserve uma porção de arroz à grega ou batatas ou farofa. Atenção as frutas oleaginosas (castanhas, avelã, amêndoa e nozes), embora sejam gorduras saudáveis, também são calóricas – não ultrapasse mais do que 10 unidades.

Dicas para manter o peso nas festas de final de ano

Dicas para manter o peso nas festas de final de ano

5)  Bebidas Alcoólicas: Fazer um brinde nesta época do ano com alguma bebida alcoólica é inevitável, mas não se esqueça que cada grama de álcool contém 7 calorias. Jamais beba de estômago vazio e para cada copo de bebida intercale com 1 copo de água, para hidratar-se e desintoxicar-se.

6) Sobremesas: Evite as sobremesas que utilizem leite condensado e/ou creme de leite na sua composição. Sirva-se do banquete de frutas, reduzindo o valor calórico e aumentando a oferta de nutrientes da ceia. 

7) Tamanho dos pratos: Inconscientemente, pessoas que utilizam copos maiores e mais largos bebem uma quantidade maior de líquidos e comem em quantidades maiores. Procure utilizar durante a ceia copos mais finos e pratos menores.

8) Velocidade da Refeição: Quando comemos mais lentamente e de uma forma mais consciente, ou seja, prestando atenção na alimentação, o seu cérebro tem tempo de receber uma mensagem dizendo que você está saciado e desta forma evitam-se excessos de comida na ceia de natal ou de ano novo. O tempo para que este reconhecimento aconteça é de 15 a 20 minutos de velocidade da refeição. Por isso, tente comer mais devagar.

9) Evite fazer compensação: Se você achar que comeu de forma excessiva e abusou das quantidades e alimentos gordurosos, procure não fazer compensações durante as próximas semanas tentando comer pouco ou restringindo o cardápio a saladas e frutas. Se exagerar na ceia de natal, procure retomar a rotina de alimentação.

10) Observe o seu grau de saciedade: Procure sinais de que está começando a ficar satisfeito. Tornando-se consciente das sensações de seu corpo. Você poderá se lembrar de diminuir as quantidades e selecionar os alimentos que realmente deseja consumir. Evite, portanto, as repetições, pois em muitos casos são desnecessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =