Será que o Chocolate Alivia a TPM?

Young cute woman trying to eat chocolates over white background

A famosa TPM (tensão pré-menstrual) atinge de 30-80% das mulheres, principalmente maiores de 30 anos.

Durante a TPM, alguns sintomas podem variar de intensidade de pessoa para pessoa e também conforme o ciclo mensal, ou seja, podem estar mais presentes em alguns ciclos do que em outros. Estes sintomas podem variar desde variações emocionais como alegria, tristeza, ansiedade, entre outros, como algumas alterações corporais como retenção de líquidos, aparecimento de espinhas, dores nas costas, etc.

Além disto, cerca de 50% das mulheres que sofrem de TPM, referem alteração dos seus hábitos alimentares, destacando um aumento superior ao consumo habitual de doces, principalmente dos chocolates.

Mas qual seria o motivo desta vontade?

E se eu comer, os sintomas são reduzidos?

Podemos destacar vários fatores que justificam esta vontade de comer chocolates durante a TPM. Nesta fase do ciclo, temos um aumento do estradiol, que aumenta a sensibilidade do paladar, principalmente para alimentos doces.

Além de ser doce, ele tem uma grande quantidade de triptofano, uma substância que se transforma em serotonina, o hormônio do bem-estar. A serotonina ajuda a aliviar os sintomas da TPM e, portanto, pode e deve ser usada nessa fase do ciclo. Estudos que analisaram as atividades cerebrais de pessoas que comeram chocolate apresentaram uma maior irrigação nas áreas de percepção de prazer.

Além disto, o chocolate contém ferro em sua composição e algumas mulheres podem apresentar anemia durante a fase menstrual, pois a absorção de ferro é aumentada devido a perda de sangue. Por isso, acredita-se que o desejo por alimentos doces, ricos em ferro, sejam mais solicitado de uma forma instintiva.

No entanto, o chocolate não é o campeão de triptofano. Por exemplo, uma barra de chocolate ao leite tem 0,13 gramas de triptofano, enquanto um ovo de galinha tem 1g, ou seja, equivale a 7 barras e meia de chocolate. Semente de girassol, abacate e banana também contém essa substância. Outros alimentos “anti-TPM” que podem ajudar a acelerar a criação da serotonina a partir do triptofano são os ricos em magnésio (abacate, nozes, castanhas, brócolis e folhas verde-escuras) e os ricos em vitamina B6 (banana, batata, feijão, ovo, carne vermelha, pão e cereais).

Mas se a vontade de comer um chocolatinho continuar dê prioridade para aquele que contiver mais cacau em sua composição. O Cacau além de diminuir a ansiedade e a vontade de comer doces, contém flavonoides em sua composição que diminuem o colesterol ruim no sangue.

Para os dias em que a TPM atacar, que tal um sorvete de chocolate com cacau e triptofano?

 Sorvete de Cacau

INGREDIENTES

  • 2 bananas
  • 1 col sopa de cacau em pó
  • 1 col de café de adoçante culinário (se necessário)

MODO DE PREPARO

Congelar as bananas maduras, com casca lavadas e embrulhadas com papel manteiga, deixando 1 noite ou 4 horas. Retirar a casca e picar a banana congelada. Bater no liquidificador (no pulsar) com o cacau e o adoçante. Consumir imediatamente.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − um =