A Importância do Café da Manhã

Se você é um daqueles que pula o café da manhã pois imagina que seja uma boa estratégia para perder peso ou simplesmente porque não tem tempo ou por falta de apetite, a dica desde mês é pra você que está cometendo um erro muito grande ao acordar e não se alimentar em até 30 minutos. Entenda os motivos:

 

O desjejum, também conhecido como café da manhã, recebe este nome pois é a primeira refeição realizada no dia e tem o objetivo de retirar o corpo do jejum noturno. Quando estamos dormindo, o corpo entra em estado de relaxamento total, então tudo funciona mais devagar e o metabolismo cai também. Se você acorda e continua sem comer, o metabolismo não terá recebido nenhum estímulo para começar a funcionar normalmente, então, quanto mais tempo a pessoa demora a fazer a 1ª refeição do dia, mais tempo o metabolismo irá demorar em “entrar nos eixos”.

 

Em outras palavras, o corpo acorda necessitando de energia. Se não dermos, o corpo precisa tirar energia dos músculos para o coração bater, o pulmão funcionar, o cérebro pensar, etc. Então todos os dias o corpo prefere guardar a energia do dia anterior para utilizar nesse período de escassez. Como resultado o seu corpo trabalhará mais lento ao longo do dia evitando gastar energia e guardará o máximo possível a cada refeição. Ao invés de você fazer algo inteligente para emagrecer você está justamente favorecendo guardar energia (gordura) no seu corpo.

 

E os prejuízos não param por ai. Diversas funções do nosso corpo acabam sendo comprometidas, como por exemplo, em crianças na fase escolar sofrem alterações no aprendizado e os adultos tem diminuição do rendimento físico e mental, sofrendo comprometimentos no ambiente de trabalho.

 

O café da manhã, de acordo com alguns estudos, aumenta a oferta de vitaminas e minerais como o cálcio, essenciais para o bom funcionamento do corpo e prevenindo doenças como a osteoporose. Além disto, um estudo realizado em Boston mostrou que esta refeição pode ajudar na prevenção de Diabetes Mellitus e Doenças Cardiovasculares, bem como ajudar na redução do peso corporal.

 

Mas qual a composição ideal de um bom café da manhã? O que comer e o que evitar? E se o indivíduo não sente a menor fome? Observe algumas dicas:

 

  • Pão francês ou Pão de forma light ou integral light ou Torradas prontas ou bolachas s/ recheio ou pacote de bolachas salgadas tipo club social ou toda hora ou barra de cereal ou cereal  matinal.
  • Queijo branco ou Blanquet de perú ou Peito de Peru ou Presento Magro ou Ricota ou Cottage ou Polenguinho light ou requeijão ou Cream Cheese
  • Leite desnatado ou Capuccino light ou leite de soja ou achocolatado light
  • fruta ou suco de uma fruta.

 

1- Sem fome: Pessoas que não tem muito apetite aceitam melhor as bebidas. Sendo assim, alguns exemplos são: Iogurte de Frutas Light; Suco de Frutas; Vitamina de Frutas com Leite ou Iogurte Desnatado;

2- Sem tempo: Hoje temos no mercado uma imensa oferta de alimentos práticos que podem ser utilizados no carro, no ônibus ou no caminho para o trabalho. Veja as dicas: Embalagem individual de Cookies integrais ou biscoito salgado integral ou Barrinhas de cereais e além disto, suco de Frutas de caixinha light ou Vitamina de Frutas pronta de caixinha;

 

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Já dizia o sábio ditado, temos que tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − quatro =