Dieta com Shake: Quais são os prejuízos do uso?

Atualmente, o excesso de peso é considerado um problema de saúde pública e à medida que a obesidade cresce mundialmente, aumentam também as promessas para favorecer o emagrecimento rápido.

Diariamente nos deparamos com uma medicação nova que promete a perda de peso ou alguma dieta fantástica em variadas revistas em bancas de jornal. As opções para emagrecimento são infinitas, mas devido o “corre-corre” da vida moderna, o que mais as pessoas tem buscado são os shakes como opção de substitutos alimentares (almoço ou jantar).

Mas será que devemos considerar esta opção para garantir um emagrecimento saudável e definitivo?

A ANVISA define os substitutos alimentares como alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal. Portanto, todos os shakes que são produzidos precisam apresentar quantidades balanceadas de carboidratos, proteínas e gorduras além de vitaminas e minerais para que sejam aprovados pela Vigilância Sanitária.

Até aqui está muito bom, certo? Errado!! Somos pessoas totalmente diferentes umas das outras. Nosso metabolismo, nossas atividades, as nossas preferências alimentares, nossas rotinas de trabalho também são distintas. Se somos tão diferentes, como eu posso ingerir a mesma coisa que outra pessoa e garantir as mesmas necessidades de nutrientes do que ela? O que é bom para um não é bom para o outro, correto?

Por isso que a definição para substitutos alimentares destaca que ele irá suprir a necessidade parcial de nutrientes. Contudo, os shakes não alimentam de verdade e não serviram como troca de uma refeição grande como o almoço e o jantar. Estas bebidas contém uma grande concentração de fibras o que promove uma saciedade exacerbada ao longo do dia. Inclusive alguns estudos, já comprovaram que alguns shakes utilizam um tipo de fibra que é tóxica ao fígado, promovendo inflamação de células hepáticas, cirrose e em alguns casos, até morte.

Dieta com Shake

Outro fator muito negativo na ingestão dos substitutos alimentares é que a ingestão de shakes, a longo prazo, é insustentável uma vez que a troca das refeições contendo alimentos salgados por bebidas de sabor doce não é tolerada pelo organismo. Além disto, alimentar-se de comida fresca e mastigar alimentos constituem necessidades fisiológicas que favorecem o controle do apetite em nível cerebral.

Vale ressaltar também que em muitos casos, as pessoas que fazem uso de substitutos alimentares, não promovem alteração na qualidade e na quantidade de sua alimentação, pois acreditam que o shake irá favorecer o emagrecimento desejado. O grande limitante do uso destas bebidas é justamente o pós tratamento, pois o consumo alimentar desequilibrado pode conduzir ao reganho de peso.

Como pode perceber, a dica fundamental é a reeducação alimentar. Para garantir um emagrecimento saudável, consulte profissionais da saúde que possam ajuda-lo a organizar o seu dia-a-dia visando a redução gradual e definitiva de peso e esqueça os promessas de milagres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 15 =