Água: você se lembra dela no dia-a-dia?

A ingestão de água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e esta informação provavelmente você já ouviu por aí. Mas você saberia dizer o por que desta necessidade?

 

Cerca de 60% do nosso corpo é constituído por água, ou seja, mais da metade do nosso peso corporal, que está distribuída na forma de líquidos exta e intra celulares. As células presentes nos músculos e nos órgãos necessitam de uma grande quantidade de água para se manterem funcionantes e garantir o bom equilíbrio do corpo.

 

O nosso corpo elimina todos os dias, aproximadamente 2,5lt de água. Essas perdas se devem a transpiração, visando manter a temperatura adequada nos dias mais quentes ou durante o exercício físico; a respiração, que é contínua; a digestão e absorção de nutrientes, através da formação de enzimas importantes nesse processo, saliva e do suco gástrico; bem como, a urina e as fezes.

 

A hidratação também tem sido observada como um ótimo fator para melhora do aspecto dos cabelos, unhas e pele, além de melhorar sintomas de retenção de líquidos, pois a água ingerida em quantidade adequada promove ativação da circulação sanguínea promovendo eliminação de toxinas, excessos de sódio e pode até melhorar a celulite. Enquanto que para praticantes de atividade física, observa-se através da hidratação, uma redução de câimbras e contusões.

 

Como já percebeu, a hidratação é imprescindível, não só para a prática de atividades físicas, como no dia a dia de qualquer uma pessoa que preserve sua saúde.

 

Sintomas como perda de apetite, ocorrência de câimbras frequentes durante a prática de atividade física, dificuldade de concentração, náuseas e vômitos, redução do desempenho físico, aumento do batimento cardíaco e alterações visuais e auditivas podem ser sintomas de desidratação. Em casos mais graves pode deixar o sangue mais viscoso podendo favorecer tromboses, infarto agudo do miocárdio e derrames, uma vez que não há pressão adequada para o sangue circular.

 

A necessidade de água varia conforme a idade, o sexo e temperatura do ambiente, mas de forma geral o ideal para repor as perdas do organismo e evitar desidratação, seriam 2 litros de água/dia ou se preferir 100 ml a cada 30 minutos.

 

O importante é ingerir água antes mesmo de sentir sede, pois este já é o primeiro sintoma de desidratação e se você não atende esse sinal o corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (energia que gastamos para viver). Isso dificulta não só o funcionamento do organismo, mas também agrava as oscilações de peso corporal.

 

Portanto, separe agora mesmo sua garrafinha ou seus copos de água seja no trabalho, em casa ou na atividade física, mas jamais deixe de se hidratar!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =